Intervenção da terapia ocupacional em pediatria
A Terapia Ocupacional actua na pediatria abrangendo diversos problemas nos componentes cognitivos, sensório-motores, psicológicos e psicossociais, nas crianças que apresentam dificuldades nas diferentes áreas de desempenho (Actividades da Vida Diária, Produtivas e de Lazer), considerando os seus diferentes domínios de uma forma holística e numa perspectiva de integração familiar,educativa e social.
Em pediatria a terapia ocupacional dá ênfase ao desenvolvimento das competências que permitem à criança brincar, comunicar e relacionar-se com os outros de uma maneira eficaz, cuidar de si mesmo e aprender utilizando, se necessário, dispositivos e estratégias adequadas às suas necessidades especiais.
A Terapia Ocupacional em Pediatria actua nas áreas de reabilitação relacionadas com:
– Paralisia cerebral
– Atrasos globais de desenvolvimento
– Hiperactividade e défices de atenção,
– Dificuldades específicas de aprendizagem
– Sindrome de Down
– Espectro do Autismo
– Deficiência Mental
– Perturbações disruptivas do comportamento
– Condições ortopédicas
– Baixa visão
A criança aprende sobre o mundo quando interage com ele usando as informações que lhe chegam pelos sentidos. Essas interacções dão-se sob forma de brincadeiras. É através do brincar e de actividades lúdicas que a Terapia Ocupacional, actua na área de Reabilitação, Estimulação e Desenvolvimento com crianças e jovens.
O brincar oferece um meio terapêutico muito rico, proporcionando oportunidades para que a criança desenvolva habilidades novas sem ter de se expor em situações que considere de risco. As actividades lúdicas servem de treino para actividades diárias, escolares e actividades de coordenação, atenção e concentração em geral.
Tipos de Abordagem da terapia ocupacional em Pediatria:
A intervenção de um terapeuta ocupacional em Pediatria, pode abranger problemas diversos nos componentes sensório-motores, cognitivos, psicológicos e psicossociais, revelando-se na criança em dificuldades nas diferentes áreas de desempenho (Actividades da Vida Diária, Produtivas e de Lazer).
Abordagem do Desenvolvimento Psicomotor:
Através do conhecimento sobre o desenvolvimento psicomotor da criança, o terapeuta ocupacional pode simular experiências de aprendizagem que conduzam à aquisição de competências que estejam em défice.Tendo em conta as aquisições emergentes em cada fase do desenvolvimento da criança, o terapeuta identifica quais as capacidades que ela deve adquirir em determinada idade e quais os componentes que devem ser estimulados.
Abordagem Cognitiva-Comportamental:
Ao recorrer a este tipo de abordagem, o terapeuta ocupacional baseia-se em princípios de aprendizagem e modelação do comportamento para introduzir na criança comportamentos funcionais e adaptados.
Tecnologias de Apoio:
Os terapeutas ocupacionais podem recorrer a tecnologias de apoio, para que a criança consiga participar em actividades, como a comunicação, mobilidade, cuidados pessoais ou em actividades lúdicas.