
Serviços
Terapia Ocupacional ao Domicílio
Como podemos ajudar?
O serviço de Terapia Ocupacional é prestado por técnicos especializados em ajudar as pessoas a participar das actividades do dia-a-dia, de maneira significativa e funcional. As chamadas ocupações incluem desde tarefas básicas como vestir-se e comer até actividades mais complexas como trabalhar, estudar ou envolver-se em hobbies, todas elas intimamente relacionadas com o nosso bem-estar e qualidade de vida.
Porquê no domicílio?
O terapeuta ocupacional vai ao seu encontro para realizar a avaliação terapêutica e a intervenção em Terapia Ocupacional. Assim, o cliente não precisa de se deslocar e o terapeuta pode testemunhar directamente as dificuldades sentidas no desempenho das actividades. Entrar e sair da cama, subir e descer escadas, rotinas de higiene e vestuário ou alimentação são apenas alguns exemplos de actividades diárias nas quais pode sentir dificuldades. A observação directa pelo terapeuta ocupacional facilita a implementação de terapias, adaptações ou equipamentos que lhe permitirão recuperar a autonomia e independência, reduzir a privação ocupacional e melhorar a qualidade de vida.
O que pode fazer o terapeuta ocupacional?
Após uma cuidada avaliação do seu perfil ocupacional e dos objectivos que pretende atingir, o terapeuta ocupacional delineia uma estratégia terapêutica que é discutida com o paciente. Consoante os casos, as terapêuticas poderão incluir:
- Treino de actividades da vida diária - Manutenção das capacidades remanescentes e recuperação/estimulação de capacidades latentes para a realização de actividades da vida diária com vista a promover a independência/autonomia.
- Treino cognitivo - Estimulação dos componentes cognitivos, nomeadamente atenção, linguagem, raciocínio, concentração, memória, planeamento, organização, orientação no espaço e no tempo.
- Promoção de competências motoras - Estratégias para melhoria ou compensação de coordenação motora fina e global, equilíbrio, dominância lateral, amplitude do movimento, postura, força muscular e resistência ao esforço mantido.
- Promoção de competências sensoriais - Tacto, olfacto, paladar, visão, audição.
- Valorização das reminiscências e identidade pessoal - Valores e crenças pessoais, profissionais e familiares, preferências e aversões, factos.
- Promoção de competências de expressão emocional e afectiva - Desenvolvimento de actividades de lazer e produtivas de gosto pessoal (escrita, pintura, jardinagem, colagens ou outras técnicas).
Casos de sucesso
Marta Fernandes
“Numa situação tão difícil como o AVC da minha mãe foi muito importante a ajuda do terapeuta ocupacional tanto com a minha mãe como connosco (família). A palavra de incentivo e os conselhos foram extremamente necessários para esta encaminhada longa que é a recuperação.”
Vasco Alfaro Dias
“(…) Passado algum tempo,verifico que os níveis de confiança na marcha no exterior aumentaram muito, bem como na subida e descida de degraus. O equilíbrio melhorou muito e manifesto uma melhor autonomia nas atividades da vida diária, pelo que a aposta nesta empresa se revelou uma mais-valia que recomendo vivamente.”
João Vieira
“(…) A recuperação da minha mulher é uma realidade quase inacreditável, graças ao trabalho, ao conhecimento de técnicas apropriadas a cada caso e em cada momento e ao saber efectivamente como as coisas devem ser feitas. Em suma, eu aprendi muito, recuperei a minha independência e auto-estima, que estava à beira do esgotamento, e a minha mulher hoje voltou praticamente a ter uma vida normal.”