
Sobre o curso
Duração da formação:
8 horas
Pertinência:
O terapeuta ocupacional desempenha um papel primordial no acompanhamento das perturbações alimentares, graças aos seus modelos teóricos e práticos centrados na ocupação. É fundamental possuir um conhecimento aprofundado dos diagnósticos atuais e compreender o impacto das diferentes funções e disfunções, assim como estar familiarizado com os eixos de avaliação e intervenção. Esta formação visa capacitar os terapeutas ocupacionais para a aplicação de modelos teóricos e práticos centrados na ocupação, abordando não só os aspectos sensoriais, mas também os sensorio-motores orais e comportamentais, essenciais para um acompanhamento integral e eficaz dos seus clientes.
Objectivo geral:
Desenvolver competências teóricas e práticas no diagnóstico de perturbações alimentares, assim como na avaliação e intervenção do terapeuta ocupacional em perturbações alimentares pediátricas.
Conteúdos:
Ocupação: alimentar-se
Dificuldades e perturbações alimentares
Função e disfunção nutricional
Função e disfunção orgânica
Função e disfunção sensorial
Função e disfunção sensorio-motora
Função e disfunção psicossocial/comportamental
Prazer alimentar
Perturbação do comportamento alimentar
Perturbações do espectro do autismo
Relação entre: PCA, PEA, PAP
Avaliação e objetivos em alimentação
Eixos de intervenção
Formadora:
Margarida Cartaxeiro Roxo
A Margarida é Terapeuta Ocupacional desde 2011, tendo concluído o mestrado em Terapia Ocupacional em Integração Sensorial em 2015. Em Portugal, exerceu na ELI e no CRI do CECD Mira-Sintra.
Em 2015, foi trabalhar para Nice (França), onde trabalha atualmente em gabinete privado (unicamente em pediatria, nomeadamente com crianças com perturbações alimentares, sensoriais e sensorio-motoras), no hospital pediátrico do departamento (avaliação de crianças de 0-6 anos, avaliação e acompanhamento das perturbações alimentares, supervisão de equipas e abertura da consulta de 0-12 meses para bebés com risco de perturbação do neurodesenvolvimento).
Em paralelo, desenvolve também a sua atividade no domínio da formação desde 2018. Dá aulas a estudantes de Terapia Ocupacional nas áreas da Integração Sensorial, perturbações alimentares, CAA e estratégias comportamentais e a terapeutas ocupacionais em projetos de formação contínua em Integração Sensorial, Interocepção e alimentação. Faz também formação e supervisão de equipas pluridisciplinares.
ENTIDADE CERTIFICADORA:

ENTIDADE FORMADORA:

Consulte o Regulamento aqui – Regulamento de formação
Conteúdo do curso
1. Preencha o formulário de conclusão de inscrição
1. Preencha o formulário de conclusão de inscrição
